13 de janeiro de 2015

Monopólio no Supermercado


Sabia que poucas empresas decidem o que você consome?

Talvez passe despercebido àqueles que vão ao supermercado que um conjunto pequeno de transnacionais concentra a maior parte das marcas compradas pelos brasileiros. Dez grandes companhias – entre elas Unilever, Nestlé, Procter & Gamble, Kraft e Coca-Cola – abocanham de 60% a 70% das compras de uma família e tornam o Brasil um dos países com maior nível de concentração no mundo. O que sobra do mercado é disputado por cerca de 500 empresas menores, regionais. Tempos atrás, circulou pela rede um diagrama mostrando como grandes corporações controlavam as marcas globalmente. A Repórter Brasil resolveu adaptar a ideia para o nosso país, com informações nacionais disponíveis em estudos e pesquisas ou informadas pelas próprias empresas. Segue a matéria.


Quer um exemplo dessa concentração? Quando um consumidor vai à seção de higiene pessoal de um estabelecimento comercial e pega nas gôndolas um aparelho de barbear Gilette, um pacote de absorventes Tampax e um pacote de fraldas Pampers, ele está comprando três marcas que integram o portfólio da gigante norte-americana Procter & Gamble – que também é dona dos produtos Oral-B, para dentes.



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