4 de novembro de 2009

Sistema social

As conseqüências psicológico-sociais resultantes da prioridade em lucrar são de graves proporções em se tratando da conduta dos seres humanos. Na realidade, foi criada toda uma estrutura de controle para lidar com os intermináveis problemas associados à necessidade de sobrevivência via ganho/lucro/renda – o sistema legal.

Se você pegar uma pessoa abastada, ética e "íntegra", despi-la de sua riqueza e jogá-la numa cidade pobre com apenas a roupa do corpo, há uma grade possibilidade dessa pessoa começar a mentir, trapacear e roubar para sobreviver.

A conclusão é que a prioridade em lucrar causa uma mentalidade dualista "nós contra eles", pois, dentro do sistema monetário, tem de haver um vendedor-comprador; um trabalhador-patrão; um cliente-dono; um rico-pobre. Dada essa realidade, cada parte é forçada a criar condições que sejam as mais lucrativas a ela, por isso estão sempre buscando estratégias de modo que uma incessante batalha está em furor. Estamos em constante guerra uns com os outros para viver. Essa batalha cria muito pouco em termos de progresso humano sustentável, e o mundo doente, poluído e distorcido que você vê ao seu redor é o resultado.

Em outro nível, elitismo cego, na forma de uma espécie de "classe baseada em racismo" leva as pessoas a menosprezar aqueles com menos poder de compra como sendo "inferiores" ou "indignos", pois a estatura social, educação e estilo de vida desfrutados por essa elite é largamente fora do alcance daqueles sem uma poder de compra parecido, criando assim grosseiras diferenças na cultura

No fim das contas, nossos valores se baseiam no que funciona, nos ajuda a criar uma vida mais fácil e melhor. Se vivermos num sistema que recompensa a competição, interesse próprio obscuro, corrupção, vaidade e arrogância, então são esses os valores que serão constantemente perpetuados na sociedade. Apesar de muitos elogiarem a "honestidade", a "consideração para com o próximo" e a "humildade", é fácil ver por que essas qualidades não prevalecem, já que o sistema de sobrevivência na sociedade de hoje não as apóiam ou reforçam.

http://www.movimentozeitgeist.net/

Um comentário: